Brasil será mais transparente, diz Dilma sobre a Comissão da Verdade
Em programa no rádio, presidenta destacou fim do sigilo de documentos.
Informação e verdade são indispensáveis para exercício da cidadania, disse
A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (31), em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, que o fim do sigilo eterno de documentos públicos e a criação da Comissão da Verdade "vão tornar o Estado brasileiro mais transparente, vão garantir o acesso a informações e, também, à história do nosso povo”.
Para Dilma, as duas leis fortalecerão a democracia no Brasil. Os dois textos já passaram pelo Senado e aguardam a sanção da presidente. Para serem aprovadas, ambas as leis tiveram longa negociação com a oposição.
“O conhecimento, a informação e a verdade são indispensáveis para o exercício da cidadania. E as novas leis tratam justamente disso”, finalizou Dilma.
Comissão da Verdade
A Comissão da Verdade irá apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. A comissão terá dois anos para produzir um relatório, com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos.
Durante as investigações, o grupo poderá requisitar informações a órgãos públicos, inclusive sigilosas, convocar testemunhas, realizar audiências públicas e solicitar perícias.
Lei de Acesso à Informação
A Lei de Acesso à Informação acaba com o sigilo eterno de documentos públicos. A proposta padroniza o acesso a informações públicas no país, obrigando governos federal, estaduais e municipais a atender demandas por dados e documentos assim que requisitados.
Documentos relativos a violação dos direitos humanos, inclusive aqueles produzidos durante o regime militar (1964-1988), não poderão ficar sob sigilo.
fonte: G1 31 / 10

Conheça o Curso Técnico em Petróleo e Gás
"Brasil não é presa fácil para a crise", diz Dilma
Governo aceita reduzir ganhos de participação especial do petróleo para chegar a acordo no Congresso
Petrobras anuncia descoberta de petróleo leve em águas profundas de Sergipe
Dilma grava série especial do Programa Café com a Presidenta para destacar questões regionais
Capiberibe será o primeiro político a assumir vaga no Senado após derrubada da Lei da Ficha Limpa
Dilma diz que combate à corrupção não é o objetivo central do governo
CCJ aprova PECs sobre fidelidade partidária e proibição de privatização da Petrobras
Semace fará licenciamento ambiental do Acquario Ceará
Dilma destaca ações prioritárias para o Nordeste
Na Venezuela, Chávez diz estar sem “células malignas”
Construção de submarinos é questão estratégica para soberania, destaca Dilma
Dilma: formar mão de obra para suprir oferta de emprego qualificado ainda é desafio
Vergonha ou medo de falar em público dificultam busca no emprego
Governo prevê salário mínimo de R$ 616,34 em 2012
Conheça nossos Cursos Técnicos.
Conheça nossos Cursos Profissionalizantes.

